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CANAL DE DENÚNCIAS DO AESA

Canal de Denúncias Interno

De acordo com o disposto na Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, que estabelece o Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações (RGPDI), e em cumprimento das obrigações legais de prevenção e combate a irregularidades, o Agrupamento de Escolas de Santo André implementou o presente Canal de Denúncias Interno.
O objetivo deste canal é permitir que qualquer pessoa possa comunicar, de forma segura e confidencial, infrações ou irregularidades cometidas, que estejam a ser cometidas, ou cuja ocorrência se possa razoavelmente prever, no âmbito das atividades do agrupamento.

O que é o Canal de Denúncias Interno?

O Canal de Denúncias Interno é uma ferramenta que permite a comunicação de infrações ou irregularidades de forma confidencial e, se desejado, anónima. Este canal está disponível para todos os colaboradores, alunos, encarregados de educação e outros interessados, assegurando a proteção do denunciante contra represálias.

O que pode ser denunciado?

O Canal de Denúncias Interno é uma ferramenta que permite a comunicação de infrações ou irregularidades de forma confidencial e, se desejado, anónima. Este canal está disponível para todos os colaboradores, alunos, encarregados de educação e outros interessados, assegurando a proteção do denunciante contra represálias. 

Como apresentar uma denúncia?

Para submeter uma denúncia, utilize o formulário disponível neste canal. As informações que devem ser incluídas na denúncia são as seguintes:

  • Uma descrição clara, objetiva e detalhada dos factos denunciados;
  • Indicação do local e da data da ocorrência;
  • Identificação das pessoas envolvidas (se aplicável);
  • Qualquer elemento de prova disponível ou indicação de onde os mesmos podem ser obtidos.


Após preencher o formulário, a sua denúncia será enviada para o email direcao@agsantoandre.net e tratada por uma equipa responsável, com total independência e imparcialidade.

Confidencialidade e Proteção do Denunciante

O Agrupamento de Escolas de Santo André garante:

  • A confidencialidade da identidade do denunciante, salvo obrigação legal ou decisão judicial em contrário;
  • A proteção contra quaisquer represálias, nos termos previstos pela Lei n.º 93/2021;
  • A segurança e a integridade dos dados fornecidos no âmbito da denúncia.

Tratamento da Denúncia

As denúncias serão analisadas pela equipa designada para este efeito, que poderá:

  • Arquivar a denúncia, caso se conclua pela inexistência de infração;
  • Encaminhar a denúncia para os serviços internos competentes;
  • Encaminhar a denúncia para as autoridades administrativas ou judiciais competentes.